Ano Novo astrológico, Equinócio de Outono

Juliana Keiko Hayashi
4 min readMar 21, 2024

Feliz Ano Novo!

Dia 20 de março, 00:07 o Sol entrou em Áries e um novo ciclo solar se iniciou, marcando o Ano Novo astrológico — esse sim conectado com o ciclo cósmico.

Nada do que foi será de novo de um jeito que já foi um dia

Mandala astrológica do Ano Novo astrológico de 2024

Esse novo ciclo solar será regido por Saturno, que está conjunto a Vênus em Peixes, com Sol conjunto a Netuno

Será um ciclo de muitas transformações que exigem compromisso e dedicação já que é um ano saturnino.

As relações e as finanças vão exigir uma postura mais responsável e cuidadosa, pensar e planejar o futuro para orientar-se será necessário.

É um ano de semeadura, de criar condições para um posterior florescimento. Não tenha pressa, pelo contrário, o momento é de passos pequenos porém constantes.

Como esse ano pede paciência e responsabilidade, o jeito é encarar os desafios como aprendizado e crescimento para não se sentir restrito e pessimista quando as coisas não saírem da maneira esperada, seja nos relacionamentos ou com o dinheiro.

Nodo Norte, Mercúrio e Quíron em Áries — construção da própria identidade

Reconhecer os próprios limites como também conceber os próprios desejos é uma tarefa importante nesse ano. As coisas como estavam sendo feitas até agora podem começar a gerar uma insatisfação. Essa insatisfação é importante para perceber quais hábitos existem que foram copiados ou herdados mas não de maneira intencional e não ressoam verdadeiramente com quem você está se descobrindo ser.

Buscar novas maneiras de se expressar pede ousadia e agora é a hora!

Júpiter e Urano conjunto em Touro, Lua em Leão oposta a Plutão em Aquário

“Toda transformação exige como condição prévia ”o fim de um mundo” — o colapso de uma velha filosofia de vida.”

Carl Jung

É um ciclo que anuncia muitas mudanças no nível coletivo e individual com Plutão em Aquário e a conjunção de Júpiter e Urano em Touro.

Dia 26 de março terá o primeiro eclipse de 2024 em Libra iniciando as mudanças que esse ano trará.

O momento é de experimentar o novo — ou reinventar o antigo — e quebrar restrições, em vez de sofrer ou se lamentar pelo que já foi bom um dia ou ser nostálgico dos velhos tempos. Se pergunte: como posso me expressar de maneira mais criativa, leve e divertida e encontrar novos caminhos ainda não percorridos.

Equinócio de Outono

Durante os equinócios os dois polos do planeta ficam à mesma distância do sol, criando um equilíbrio perfeito entre a duração da noite e do dia representando a harmonia da natureza.

O outono é a estação em que os dias quentes de verão tornam-se gradualmente mais curtos, e as folhas começam a mudar antes de caírem das árvores para se preparar para o inverno que se aproxima. É onde passamos da natureza externa e expansiva do verão para a natureza interna e introvertida do outono. Esta temporada rege a organização, estabelecendo e protegendo limites.

Na medicina chinesa, o outono está associado ao elemento metal e aos pulmões e intestino grosso, associados ao pensamento e à comunicação clara, à abertura a novas ideias, à autoimagem positiva e à capacidade de relaxar, deixar ir e ser feliz.

É um bom momento para começar novos projetos que se concentrem mais no interno — cultivando corpo e mente e tornando-se mais introspectivo. A energia dos pulmões é de “desapegar”, então o outono é um bom momento para deixar ir e abrir espaço para novas experiências que trarão novos aprendizados.

O declínio da temperatura favorece o surgimento de um desequilíbrio energético, podendo aparecer no corpo problemas de pele, alergias, constipação, tosse, resfriados ou asma.

Aqui estão algumas coisas que pode-se fazer para se fortalecer no outono:

#FAZER REFEIÇÕES QUENTES

Evite alimentos frios e refrescantes. Recomenda-se comer alimentos picantes e frutas da temporada.

#RESPIRAR FUNDO

Uma das melhores maneiras de fortalecer os pulmões é respirar profundamente.

#USAR LENÇO NO PESCOÇO

Como o outono é uma estação também associada ao vento, uma coisa simples como usar um lenço ou cachecol pode proteger do frio.

#DESAPEGAR DE COISAS E EMOÇÕES

Reorganize, limpe e doe o que não te serve mais. Tire algum tempo para deixar ir o que não te eleva. Comece a liberar rancores, preocupações e medos.

#ANDAR AO AR LIVRE

Uma das melhores coisas que podemos fazer para fortalecer os pulmões é caminhar ao ar livre e respirar o ar limpo e fresco.

#SENTIR E EXPRESSAR AS EMOÇÕES

A tristeza é natural e saudável se não reprimida. Expressar a tristeza é permitir que ela se dissolva (muitas vezes em lágrimas) para ir embora.

E como tudo que começa termina, vou aprendendo aqui também sobre o timing das coisas, a sabedoria de decidir qual será a última pincelada para finalizar a tela, a desapegar do perfeccionismo (o que é essa tal de perfeição?) e ficar com o eterno improviso.

Obrigada por me acompanhar até aqui. Foi um prazer!

Então até a próxima, a gente se vê por aí.

--

--